Você está nas mídias sociais porque quer se destacar.

Mas hoje em dia, se destacar pode ser bem difícil. Especialmente quanto todo mundo tem acesso às mesmas ferramentas que você.

A acessibilidade é uma faca de dois gumes. Hoje é mais fácil do que nunca chegar ao seu público, mas ele também é segmentando constantemente pelos seus concorrentes.

Se você quiser atrair a atenção das pessoas e merecer o respeito delas, vai ter que criar muitos conteúdos incríveis.

Apesar de posts de blog e artigos serem importantes, o conteúdo visual está gradualmente se tornando um dos pilares da maioria das estratégias de marketing em mídias sociais bem-sucedidas.

E isso não é nada surpreendente quando se considera toda a ciência e os dados que suportam o uso de conteúdo visual.

Veja como o Designmantic explica as razões biológicas de por que a mídia visual é uma ferramenta tão poderosa nas mídias sociais.

No infográfico, mostra que 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais. Já 40% das pessoas respondem melhor à informação visual do que texto simples. E as pessoas processam informações visuais 60,000 vezes mais rápido que o texto.

Por isso, o sucesso nas mídias sociais é definido pela sua habilidade em equilibrar eficácia e valor.

Como suas ações de marketing são influenciadas diretamente pelas necessidades do seu público, cada negócio tem que adotar uma abordagem diferente.

Mas independentemente do tipo de negócio que você tem, não há como evitar o fato de que artigos banais e autopromoção sem valor não vão ajudar sua marca.

Nas mídias sociais, suas ações de marketing precisam fornecer valor para serem levadas a sério.

E falando em valor, poucas táticas de marketing podem entregar valor tão rapidamente ou facilmente quando criar conteúdo visual.

O HubSpot constatou que posts no Facebook com imagens têm mais do que o dobro de engajamento do que aqueles sem imagens!

 

Essa com certeza é uma das formas mais eficazes de adicionar outra camada de profundidade ao seu marketing. Conteúdo visual é a solução para se destacar em um ambiente de marketing saturado.

Por que criar conteúdo visual é importante

Antes que você corra e comece a procurar imagens online, quero esclarecer uma coisa.

Sua campanha de marketing nas mídias sociais precisa ter tanto conteúdo de curadoria quanto conteúdo exclusivo criado por você.

Incorporar imagens em seu conteúdo é um passo na direção certa, mas não vai ser suficiente para te estabelecer como autoridade online.

Isso é particularmente importante em uma era em que muitas pessoas roubam conteúdo de outras para usar em suas campanhas.

Crie você mesmo o seu conteúdo. Suas fotos devem ser tiradas por você. Seus vídeos devem ser produzidos por você e sua equipe.

É raro ver autenticidade no marketing de mídias sociais. Assim, quanto mais você puder oferecer, melhor.

Não há nada mais autêntico do que tirar fotos e fazer vídeos com seu smartphone.

Ter conteúdo visual totalmente exclusivo é também uma forma fácil de ser reconhecido como autoridade online.

Criar seu próprio conteúdo visual permite que você aproveite todos os aspectos únicos do seu negócio e mostre-os para o mundo todo.

Tudo isso nos deixa apenas uma questão: Como tirar fotos e fazer vídeos com smartphone com qualidade incrível?

Fotos

Há um processo em três passos para tirar boas fotos com celular.

1. Prepare seu smartphone

Como você vai fazer tudo isso usando um smartphone comum, é importante começar vendo como prepará-lo para tirar as melhores fotos possíveis.

É isso mesmo: você pode até ter o iPhone mais novo, mas se você não fizer os ajustes necessários às configurações, não vai ter fotos incríveis.

Para começar, você deve desativar o HDR (High Dynamic Range). Ele é complexo e difícil de acertar. Confie em mim, você vai me agradecer depois.

O segundo passo para configurar seu smartphone é alterar a exposição das suas fotos.

Se você estiver se perguntando por que isso é importante, pense na última vez em que você tirou uma foto de um céu bem claro.

Você percebeu alguma coisa estranha na foto? Talvez ela tenha ficado superexposta?

Isso acontece porque smartphones tendem a usar exposição demais em certas partes da fotografia. Felizmente, existe uma solução simples para isso.

Se você puder diminuir a exposição na foto, vai poder capturar tudo corretamente. Não se preocupe em acabar tirando uma foto subexposta.

Imagens subexpostas podem ser ajustadas e clareadas na edição, o que significa que você ainda assim pode ter a foto desejada.

2. Como tirar fotos melhores

Em poucas palavras, a iluminação e a composição vão ditar a qualidade das suas fotos. A iluminação envolve mais do que evitar que suas fotografias tiradas durante o dia não fiquem superexpostas.

Quando você está em uma área escura, pode achar que tem luz suficiente – e depois descobrir que a foto ficou praticamente inutilizada.

Se você estiver ao ar livre durante o dia, está enxergando bem, mas seu smartphone pode superexpor a metade da foto.

A regra mais importante da iluminação é que você precisa prestar atenção a isso antes de tirar as fotos. Você deve tentar utilizar a luz natural sempre que possível.

Se quiser, você pode comprar algumas lâmpadas para tirar fotos de produtos, por exemplo. Mas sinceramente: a luz natural vai ser suficiente para a maioria das suas necessidades.

Dica Profissional!  Não há nada como tirar fotos ao nascer do sol ou ao pôr do sol para aproveitar contrastes de luz incríveis.

2. Conhecer sobre a teoria das cores

Estudar a teoria das cores pode te mostrar como tirar fotos melhores para o seu marketing.

Aqui está um guia completo sobre cores e emoções, criado pela The Logo Company.

Se você ainda não sabe nada sobre isso, aqui estão algumas dicas:

  • Paletas neutras geralmente são minimalistas. Uma opção excelente para marcas de moda ou lifestyle.
  • Paletas quentes são mais acolhedoras e funcionam bem para marcas de alimentos, por exemplo.
  • Paletas frias criam uma sensação de distância e funcionam bem para marcas relacionadas à paisagens e natureza.



4. Como editar a foto

Você já tirou as fotos, mas o processo ainda não acabou!

Para realmente ter fotos incríveis, você vai precisar do processo de edição, para preparar as imagens para o seu público.

Aqui existem duas opções.

Temos as pessoas que só editam fotos em computadores, porque gostam de ter a liberdade de usar ferramentas mais complexas. Particularmente o Photoshop. Se você quiser edições precisas e intensas, o Photoshop é a sua melhor opção.

O segundo grupo são as pessoas que preferem fazer tudo em um lugar só.

As ferramentas de edição de imagem para smartphones podem não ser tão poderosas ou abrangentes quanto o Photoshop, mas definitivamente fazem tudo de que você precisa.

Minha favorita? Hoje em dia estou sempre usando a Canva.

Ela é simples, intuitiva e o melhor: gratuita.

Se você estiver se perguntando que tipos de edição deve usar em suas imagens, aqui estão algumas dicas.

Primeiro: não exagere nos filtros. Se resolver usar algum filtro, verifique se ele não altera a composição da foto original.

Para quem é iniciante, a melhor forma de pensar na edição é focar nos três elementos principais:

Brilho, contraste e saturação. Examine cada uma dessas configurações e faça experiências até encontrar a combinação perfeita.

Vídeos

Existem três elementos essenciais para criar vídeos incríveis para a sua campanha de marketing.

Para ser sincero, a maior parte do que vimos aqui até agora tem utilidade dupla: serve para tirar fotos e fazer vídeos com smartphone.

A composição e a iluminação têm a mesma importância no vídeo do que na fotografia. E as mesmas regras se aplicam à edição.

Dito isso, ainda existem algumas diferenças importantes a que você deve prestar atenção na hora de criar vídeos.

1. “Autêntico” não significa “amador”

Quando especialistas em marketing falam sobre como o Instagram Stories é uma ferramenta poderosa, eles muitas vezes mencionam que a ferramenta dá a marcas e negócios uma forma “autêntica” de se conectar aos usuários.

E eles estão certos! Mas há um problema.

“Autêntico” não significa “amador”.

O Instagram Stories e o Instagram Live não requerem um nível de produção incrível. Como no resto desse artigo, vamos focar no uso de smartphones.

Mas não há motivo para você não se preparar um pouco para entrar em contato com milhares de seguidores.

Nada é mais irritante para o público do que abrir uma transmissão ao vivo e só para você perceber que não estava pronto e cancelar o evento.

Especifique uma razão para fazer streaming, mesmo que seja uma coisa simples, como uma sessão de perguntas e respostas. Verifique se está tudo pronto antes de começar.

Ferramentas como o Instagram Live devem ser usadas para dissolver as barreiras entre você e seus seguidores, e não para deixá-los em dúvida sobre se devem voltar da próxima vez.

2. É preciso sentir firmeza 

Se você não é um fotógrafo profissional, ninguém está esperando que você revolucione a fotografia para marketing visual.

Mas você deve evitar os pecados mortais da criação de vídeo.

Você sabe do que eu estou falando? Do vídeo tremido!

A forma mais fácil de acabar fazendo vídeos torcidos, tremidos e inúteis é movimentar suas mãos demais enquanto filma.

Aqui estão algumas dicas rápidas para capturar vídeos de qualidade:

  • Segure o smartphone com as duas mãos
  • Coloque o smartphone em uma superfície, para evitar o tremor
  • Invista em um estabilizador, tripé ou grade de proteção para manter seu smartphone estável.

3. A importância do áudio

O áudio é um aspecto do vídeo que tende a ser ignorado pela maioria das pessoas, que está mais concentrada em criar elementos visuais engajantes.

Apesar de o elemento visual ser essencial para a eficiência de um vídeo, é importante comentar que uma grande vantagem do conteúdo em vídeo é a sua combinação com a componente de áudio.

Nas mídias sociais, especialmente, é importante que a componente visual seja atraente o suficiente para o público.

Mas depois de atrair o público, você precisa também ter áudio de qualidade equivalente, para mostrar aos espectadores que você leva a criação de conteúdo a sério.

Infelizmente, tudo isso gera um problema. Os microfones de smartphones tendem a captar o som do vento e outros ruídos do ambiente.

E o pior: é quase impossível remover esses ruídos na edição.

E então, como resolver isso?

Selecione locais o mais silenciosos possíveis. Se for possível filmar em um ambiente fechado, melhor ainda.

É essencial reduzir os ruídos ambientes e garantir que seu som tenha a qualidade esperada pelo público.

Edição de vídeo

Será que é possível editar vídeos no smartphone? Claro que sim. E as ferramentas para vídeo são bem decentes.

Se você estiver determinado a editar vídeos no smartphone, o Pinnacle Studio é uma ferramenta excelente que inclui várias funções, como controle de velocidade, PIP (picture in picture) e edição.

Dito isso, se você quiser fazer a melhor edição de vídeo possível, vai ter resultados melhores no computador.

Tanto o Windows quanto o Mac incluem ferramentas de edição de vídeo integradas, o Movie Maker e o iMovie, respectivamente. Essas opções são gratuitas, amigáveis para usuários e podem ser usadas para adicionar legenda, música e muito mais.

Que tipo de conteúdo tem mais impacto com seus seguidores: fotografia ou vídeo? Deixe aqui nos comentários.

Ah! E caso você precise de ajuda para implementar as dicas acima ou deseja simplesmente fazer o seu negócio crescer, entre em contato comigo. Será um prazer fazer com que você e seu negócio sejam um sucesso!!

*Texto originalmente extraído do site //neilpatel.com/br/

 

Camila Rocha

Jornalista | Redatora | Social Media | Consultora Digital