Participar das redes sociais é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa. Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn tornaram-se poderosas armas para se destacarem no mercado. Muitas marcas aproveitaram o sucesso dessas redes sociais para, além de investirem na conquista de novos clientes, estreitar relações com os atuais.

Sem dúvidas, para começar a investir é preciso elaborar um bom plano de marketing para a empresa que pretende crescer seu negócio, ampliar a visibilidade da marca e alavancar as vendas.

O planejamento também direcionará como as empresas devem atuar nestes canais digitais, como interagir com o seu público e monitorar a sua audiência. Portanto, é fundamental estruturar muito bem os objetivos do seu plano de marketing para não cometer erros que podem prejudicar a imagem da sua empresa perante seguidores, fãs, público e clientes.

Sendo assim, atuar nas redes sociais não é apenas postar conteúdos engraçados, querer SOMENTE vender o seu produto ou querer estar em todas as redes sociais. É preciso planejar, pesquisar e estudar muito a sua estratégia de marketing.

E para facilitar, neste artigo, vou listar alguns erros que devem ser evitados durante o gerenciamento de redes sociais da sua empresa. Confira!

#1 Falar mal da concorrência;

Falar mal da concorrência ou ficar jogando indiretas revela falta de segurança, ou seja, incapacidade para competir. Sem dúvidas, o seu consumidor notará esse comportamento.

#2 Não ouvir o cliente;

Não interagir com o seu cliente ou deixar de responder dúvidas e pedidos pelas redes sociais são os piores erros que se pode cometer. Portanto, nunca deixa de ouvir o seu cliente, pois ele não deixará de divulgar que não foi atendido pela sua empresa.

#3 Deixar o perfil ou página sem atualização;

Muitas empresas acreditam que só fazer um perfil ou página nas redes sociais já é o suficiente. Engano total!! O público quer informações sobre a empresa, produtos ou serviços também nesses canais. Além disso, é preciso apresentar um conteúdo interessante e, totalmente relevante para o seu público alvo.

#4 Não acompanhar o que as outras empresas estão fazendo;

Monitoramento é a palavra. Além de monitorar o seu público, também é fundamental monitorar o que as empresas, do mesmo segmento, estão fazendo nas redes sociais. Com isso, é possível verificar o que pode dar certo ou errado durante o gerenciamento nas redes sociais. Além de gerar insight para conteúdo.

#5 Compartilhar conteúdo em excesso

Sair compartilhando, dando RT ou respondendo questionamento antes de entender a atmosfera da mensagem. Geralmente, a timeline das pessoas está sobrecarregada de informação, portanto ganha a empresa que entregar conteúdo realmente relevante e informativo.

#6 Escrever qualquer coisa sem revisão;

Antes de fazer qualquer publicação é necessário revisar todo o conteúdo. Postar mensagem com algum erro de português ou mal diagramado pode passar para o cliente falta de comprometimento e credibilidade. Portanto, sempre revise o seu conteúdo.



#7 Fazer autopromoção o tempo todo

Bombardear os clientes apenas com informações institucionais e se autopromover o tempo todo não é legal. O cliente está navegando em um ambiente descontraído e humanizado. Consequentemente, ele desejar ter outros tipos de informações que não seja somente sobre a sua empresa. Mais uma vez o conteúdo é rei.

#8 Deixar de observar como a sua marca está repercutindo nas redes sociais;

Monitorar os seus resultados irá mostrar à você o que está sendo feito de errado e certo. Somente assim, será possível tomar as melhores atitudes diante de decisões. Portanto, engana-se quem pensa que um bom planejamento é tudo, monitorar os resultados também é extremamente necessário.

#9 Ficar preso ao número de seguidores;

Ter muita gente fora do seu público-alvo não vai trazer mais negócios à empresa. Portanto, estabeleça outras métricas.

#10 Comentar sobre política e religião;

Evite conteúdo com temas polêmicos como política ou religião. Exceto, em casos onde a empresa possui uma linha editorial bem definida e clara sobre esses temas. Caso não se encaixe neste perfil, respeite as diferenças do seu público. Melhor opção é não publicar.

#11 Misturar a página da empresa com a pessoal;

Seja profissional a todo momento, até nas redes sociais que pede um pouquinho de descontração, mas nunca publique assuntos pessoais em sua página. Lembre-se você é você e sua empresa é sua empresa.

12# Transformar o espaço em um bate-boca aberto a todos;

O aconselhado é sempre levar a reclamação ou discussão para uma conversa por mensagem privada, inbox, e-mail ou telefone. Mas nunca apague comentários negativos, mostre para todos que você já está solucionando aquele caso.

*As dicas foram publicadas no infográfico desenvolvido pela IInterativa.

Camila Rocha

Jornalista | Redatora | Social Media | Consultora Digital