Sempre que falávamos em marketing, já imaginávamos altos investimentos em campanhas publicitárias, anúncios em TVs e grandes ações offline associados a grandes empresas e/ou marcas. Porém, com o advento dos canais digitais essa realidade começou a mudar e com a necessidade de expandir o mercado, as médias e pequenas empresas têm dado certa atenção a investimentos em marketing.

Entretanto, para começar a investir, e aqui não nos referimos a ter um departamento ou uma equipe completa, mas ao planejamento, é preciso elaborar um bom plano de marketing para sua empresa. Sem dúvidas, é fundamental para quem pretende crescer seu negócio, ampliar a visibilidade de uma marca e alavancar as vendas. Neste post, vamos listar algumas dicas sobre como montar um plano de marketing.

1# Avalie o ambiente

O primeiro passo é avaliar os fatores externos e internos que podem influenciar a sua empresa. É necessário conhecer muito bem o seu segmento e quais são suas capacidades. Coloque no papel quais são as suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Além disso, avalie muito bem qual o capital disponível, pois caso contrário, o plano não terá continuidade ao longo prazo.

2# Conheça os seus clientes

Antes de começar a vender conheça quem são os seus clientes. Às vezes, o público alvo de sua empresa não é o consumidor. Procure saber quais são as razões que levam seus clientes a comprarem, entenda os seus problemas e necessidades, e o que estimulam e o que pode desestimular numa negociação. Tenha isso bem definido no seu plano de marketing.



#3 Identifique os seus concorrentes

Após conhecer as suas próprias características é hora de avaliar de maneira bem detalhada quem são e quais são os objetivos das principais empresas de seu mercado. Busque informações por meio de pesquisa de mercado, observe a atuação dos seus concorrentes nas redes sociais e quais são as suas ações. Identifique os pontos principais para se diferenciar e se torne mais competitivo.

#4 Define suas estratégias e ações

Depois de definir o objetivo do plano de marketing, é hora de estabelecer as suas estratégias e as ações a serem tomadas. Portanto, elas devem estar relacionadas com a visão da empresa, ou seja, precisam demonstrar onde a sua empresa deseja chegar. Essa etapa precisar estar bem alinhada em seu plano de marketing. Algumas medidas podem ser adotadas, como: utilizar as redes sociais, enviar e-mail marketing, dar descontos em datas comemorativas são alguns dos exemplos de ações.

#5 Monitore os resultados

Agora é hora de você registrar tudo que foi realizado, assim fica muito mais fácil avaliar o que deu certo e o que não deu. Monitorar a duração de cada ação, avaliar os resultados e recursos utilizados te ajudarão a tomar decisões futuras. Mas lembra-se, todo plano de marketing tem hora para começar, porém não tem fim. É de extrema importância que seja sempre seja atualizado com números de vendas, faturamento, rentabilidade, entre outros.

E você, já está preparado para investir em marketing na sua empresa? Caso ainda tenha dúvidas utilize os comentários abaixo.

Camila Rocha

Jornalista | Redatora | Social Media | Consultora Digital